O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, afirmou ontem que não vai interferir na decisão do governo de Santa Catarina de não vacinar o rebanho contra a febre aftosa. Rodrigues disse que apenas os estados que vacinam periodicamente estão sendo orientados a manter o procedimento.
Santa Catarina não aplica a vacina contra a aftosa desde 2000 e está sendo pressionada, principalmente pelo Rio Grande do Sul, para imunizar as 3,2 milhões de cabeças existentes no estado.
O governo alega que o gado sem vacinação garante um status diferenciado e facilita as negociações com o mercado externo. “O Estado tem sua competência técnica e tomou sua decisão. Não vou interferir nisso”, comentou Rodrigues.
O ministro esteve na Capital para participar da abertura do Seminário Tendências do Cooperativismo Contemporâneo e foi pressionado para encontrar uma solução para a greve dos fiscais agropecuários federais. A paralisação dos servidores já compromete o embarque de carne nos portos e, segundo o secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, algumas empresas podem começar a represar o abate nesta semana.
Fonte: Diário Catarinense (por Márcio Miranda Alves), adaptado por Equipe BeefPoint