O Brasil defenderá, nas negociações para criação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), a liberação completa do comércio de produtos agrícolas em 12 anos, admitindo estender esse prazo até 15 anos em alguns países. A informação foi lançada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, ao participar de audiência pública na Comissão de Agricultura e Política Rural da Câmara dos Deputados.
“Também queremos a eliminação dos subsídios às exportações e o estabelecimento de regras para impedir que a defesa sanitária se transforme em barreira ao livre comércio”, argumentou.
O ministro fez um apelo aos integrantes da comissão para que apóiem as propostas que o setor do agronegócio pretende defender nas negociações da Alca, que serão retomadas em fevereiro de 2004, em Puebla, México. “Não podemos mais aceitar a exclusão de produtos agrícolas das negociações internacionais”.
Segundo ele, as compensações para as políticas protecionistas que inibem o comércio agrícola devem ser dadas no setor do agronegócio, por intermédio do maior acesso a mercados para produtos agropecuários.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint