No início da semana, empresário José Batista Júnior, proprietário do frigorífico JBS/Friboi, confirmou em entrevista ao jornal O Popular (de Goiás) que vai ser candidato nas próximas eleições ao cargo de vice-governador de GO ou de Senador. As declarações do empresário desagradaram o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), que irá interpelar judicialmente Júnior para que ele esclareça declarações sobre suposta relação pessoal e financeira com Caiado, fato que o deputado afirma nunca ter existido. Caiado ainda chamou o empresário de mau caráter, chefe de cartel, desqualificado e declarou que a entrada dele na política é a desmoralização do processo político eleitoral.
No início da semana, empresário José Batista Júnior, proprietário do frigorífico JBS/Friboi, confirmou em entrevista ao jornal O Popular que vai ser candidato nas próximas eleições ao cargo de vice-governador de GO ou de Senador.
As declarações do empresário, cotado para participar da chapa do senador Marconi Perillo (PSDB) ao governo estadual como vice-governador, desagradaram o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), citado na entrevista. O deputado declarou que irá interpelar judicialmente Júnior do Friboi (PTB) para que ele esclareça declarações sobre suposta relação pessoal e financeira com Caiado, fato que o deputado afirma nunca ter existido.
Após a veiculação da entrevista, Caiado postou várias mensagens em sua página no Twitter, mostrando sua indignação com as declarações de José Batista Júnior e com a possível candidatura do empresário. Veja abaixo algumas das manifestações de Ronaldo Caiado:
“Vou interpelar judicialmente Júnior do Friboi. Não dei autorização para esse mau caráter, chefe de cartel, usar meu nome”.
“A entrada de Júnior do Friboi na política é a desmoralização do processo político eleitoral em Goiás. Ele acha que se impõe pelo dinheiro.”
“Sempre combati Júnior do Friboi, sanguessuga do produtor rural.”
“Júnior do Friboi não tem condições de ser empresário muito menos político. Ele atua com dinheiro do BNDES. Brasil logo saberá quem ele é.”
“No jornal O Popular Júnior do Friboi teve a ousadia de dizer que foi na minha casa. Quero ver se ele tem coragem de confirmar tal mentira.”
“Aqui tem um pouco do que é Júnior do Friboi, o rei do cartel.
http://dem.org.br/noticias/3420 e http://www.integracao.gov.br/comunicacao/clipping/corpo.asp?id=53369“
“Júnior do Friboi, o rei do cartel, busca apenas imunidade parlamentar. Reitero que vou interpelá-lo judicialmente.”
“Goiás não deve se curvar ao poderio econômico, financiado pelo BNDES, de Júnior do Friboi. Devemos mostrar que aqui existem homens honrados.”
“Júnior do Friboi é desqualificado. Política goiana não merece sujeitos como ele.”
Caiado ainda afirmou que José Batista Júnior foi um dos envolvidos no cartel julgado pela CPI da Carne em 2005, e apresentou o vídeo abaixo ressaltando que no vídeo é possível ver como o Friboi atua para lesar o produtor e o consumidor. “Se Júnior do Friboi faz isso no comando de cartéis, imagina como senador da República ou vice-governador?”, completou o deputado federal.
Em entrevista a Rádio 730 AM, Caiado esclareceu que nunca teve nenhum tipo de relação com Júnior do Friboi. E afirma que as declarações do empresário são típicas de um mau-caráter desqualificado que usa a estratégia de envolver o denunciante com o denunciado. O democrata ainda informou, que uma aliança com PSDB de Marconi Perillo/Jr. Friboi está fora de cogitação. Abaixo Escute na íntegra as declarações do deputado à rádio.
Abaixo seguem alguns trechos da entrevista de José Batista Júnior ao jornal O Popular em que ele cita o deputado federal. Ao ser questionado sobre o fato dos democratas Demóstenes Torres e Ronaldo Caiado criticarem sua candidatura, chegando a sugerir que o PSDB estaria vendendo a vaga, Junior respondeu:
“Não tenho nada contra o Caiado. Admiro muito ele, inclusive ele foi fornecedor nosso (da JBS), ele é pecuarista. A base política dele foi da União Democrática Ruralista – UDR, fundada em 1986). Nós participamos da UDR junto com ele, defendendo a classe produtora. Ele cometeu daquela vez um equívoco até porque nós entendemos que ele era o líder da UDR: fez o maior leilão, acho, do Brasil, foi em Brasília, para arrecadação (de recursos) para defender os direitos ruralistas. Nós participamos disso. E depois ele desviou o foco para ser candidato à Presidência da República. Quando ele foi candidato a governador do Estado, contribuí com ele na campanha. Fui na casa dele, levei uma contribuição grande para ele na época. Nós abatemos o gado dele sempre que nos deu preferência. Respeito o Ronaldo muito. Agora, acho que isso (as críticas) deve fazer parte da estratégia política dele. Porque no fundo não acredito que ele queira me prejudicar. Ele tem de ter uma história para contar e a história é defendendo o produtor”.
“Espero que o Demóstenes e o Ronaldo decidam vir para o PSDB porque acho que é o caminho natural deles. O Demóstenes tem a vaga garantida para o Senado, o Ronaldo para deputado federal. Eu poderia muito bem ser um grande aliado deles na defesa do produtor. Ao invés de ficarem batendo em nós, deveria era juntar conosco para protegermos os produtores em relação às barreiras que o Brasil possa ter no futuro lá fora.”
Quando perguntado se existe alguma desconfiança até natural é de que se eleito a JBS seria privilegiada com incentivos fiscais e outras benesses que podem ser concedidas pelo Estado, o petebista esclareceu:
“Essa é uma visão totalmente equivocada. O Estado não faz absolutamente nada por uma empresa, faz pelo setor. A JBS, hoje, com capital aberto e empresa multinacional, não precisa de praticamente nada de incentivos fiscais. Acredito que hoje o Estado precisa muito mais da empresa do que a empresa do Estado.”
7 Comments
Eita, eita…..essa é a verdadeira farra do boi…..financiada pelo “frigobndes ou será friboibndes ou jbndes……”acho que vou tentar pegar lá também, “uns minhãozinhos”.
é igual brasilia….prato pra cima, estão comendo…..prato pra baixo, já comeram…..eita trem bão sô!!
Este último esclarecimento do Sr. Junior deve estar equivocado. O BNDES é um de seus maiores sócios???????????????
Para quem já estava pensando em abandonar a pecuária, ouvir e ver pelo video gravado da conversa deste cidadão ,o que esta empresa Friboi esta fazendo por aí, definitivamente é de abandonar
joão Trevisol
Rio Grande/ RS
Que pais é este?????????????? Definitivamente é cada um prá si e o poder pra alguns que freqüentam as principais cozinhas da nação. Viva a democracia e que morramos nós produtores órfãos da mãe BRASIL.
é quem conhece a historia de goias sabe que esta é uma briga politica, pois ambas as partes são autoritarias e querem o poder a qualquer custo, caiado sempre querendo ser governador e o junior querendo uma brexa para ser o mesmo, o mesmo direito de ser politico que vc teve caiado o junior tamben tem, vc ja foi candidato a governo e o povo te rejeitou, o junior tamben pode passar pelo crivo da população. a democracia existe e não o poder judiciario pra tirar o direito de um homen que da emprego e renda para o pais de ser candidato, pelo que sei vc é medico mas prefere a politica do que exercer a profissão o mesmo caso o junior é empresario e bem sucedido sendo chefe de cartel ou não, e agora resolveu entra na politica, demostenes foi cria do marconi, alcides cria do marconi, e vc levantou a bandeira do marconi e depois viraram inimigos, agora junior quer ter o mesmo previlegio.
Acredito que muita gente tem inveja do Friboi, o Bndes quer emprestar dinheiro e o Friboi pega, Inclusive acho que o BNDES precisa mais do Friboi do que ao contrário.
Ronaldo Caiado e o maior defensor do povo goiano!!!!!!!!!!!!!!!!!!