O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado (PFL-GO), disse ontem que inicia nesta segunda-feira a coleta de assinaturas para a instalação de uma CPI da Carne.
A decisão de propor uma comissão parlamentar de inquérito foi tomada depois de divulgada uma gravação na qual o presidente do Friboi, José Batista Junior, admite organizar um cartel no mercado da carne no Brasil.
A Comissão de Agricultura, segundo Caiado, deverá aprovar até quarta-feira requerimentos para a obtenção das gravações, além de chamar os envolvidos para falar aos deputados. O problema é que os poderes da comissão são limitados, não possuem por exemplo a prerrogativa da convocação. Por isso, tentarão reunir as 171 assinaturas para uma CPI.
Caiado informou ontem que a CPI poderá ser mista, com a participação do Senado. “A CPI Mista é muito melhor, tem mais poderes e pode servir para uma investigação mais profunda sobre estas questões absurdas que estão ocorrendo no mercado da carne”, diz.
Caiado afirma ainda que a CPI poderá esclarecer a relação do Friboi com o BNDES.
Fonte: O Estado de SP (por Agnaldo Brito), adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
Somos pecuaristas em MS e PR.
Vendemos para o Friboi e sentimos no bolso o Cartel.
Com certeza a CPI é necessária, é quase obrigação dos parlamentares depois das declarações feitas pelo dono do Friboi.
Parabéns Ronaldo Caiado pela iniciativa!