Nos próximos dias poderá ser confirmada a venda de carne bovina de Rondônia para a Rússia. De acordo com Antenor Nogueira, da CNA, a possibilidade de o estado exportar carne para esse país é grande, devido aos focos de febre aftosa ocorridos nos últimos dias no Mato Grosso do Sul.
Rondônia é uma das regiões do país que possui rebanho bovino suficiente para abastecer o mercado russo, juntamente com Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso. O rebanho bovino e bubalino do estado estão estimados em 11,2 milhões de animais, além disso, Rondônia já é uma referência nacional em campanhas de vacinação contra a febre aftosa.
De acordo com o superintendente do Mapa em Rondônia, João Valério, ainda não existe nenhuma confirmação da venda da carne bovina estadual para o mercado russo, porém essa é uma possibilidade que pode ser concretizada nos próximos dias. “Aqui já existem dois frigoríficos habilitados e autorizados a exportar carne para a Rússia”, informou Valério.
Em Rondônia foi aumentada a fiscalização em pontos estratégicos como Vilhena. “Mesmo estando longe do foco, estamos em estado de alerta para continuarmos mantendo a sanidade animal do nosso rebanho”, esclareceu.
Fonte: Folha de Rondônia, adaptado por Equipe BeefPoint