A Agência de Defesa Sanitária de Rondônia (Idaron), concluiu os dados de vacinação da 18ª antiaftosa que aconteceu de 15 de abril a 15 de maio em todo o estado.
Segundo o gerente de inspeção de defesa sanitária do Idaron, Márcio Alex Petró, foram vacinados 10.751.368 bovinos e bubalinos, totalizando 99,99% de imunização. “Houve baixo crescimento do rebanho estadual, um acréscimo de 0,7% em comparação com dados da 17a campanha de vacinação que aconteceu em novembro do último ano”, comentou Petró.
Em alguns municípios houve a redução do rebanho bovino. Em Cacoal aconteceu a diminuição de 4.660 animais, que pode ser atribuída a fatores como o abate de matrizes, redução dos preços pagos pela arroba bovina e crescimento agricultura no estado. “Normalmente o rebanho aumenta no segundo semestre do ano, já que existem períodos pré-determinados para o nascimento dos bezerros como os meses de julho, agosto e setembro”, explicou Petró.
Visita
Está previsto para acontecer no mês de agosto, a visita da comissão da União Européia em Rondônia. O gerente de inspeção destacou que a Idaron já está preparada para a vinda dos membros. “Esperamos que o Estado possa se inserir no contexto das exportações da carne bovina in natura para a União Européia.”
Fonte: Folha de Rondônia, adaptado por Equipe BeefPoint