Na avaliação do delegado federal de Agricultura, Flávio Vaz Netto, o trabalho do serviço de Fiscalização e Fomento da Produção Animal (SFFA) foi eficaz em 2002. Segundo ele o SFFA apreendeu neste ano, 146 toneladas de alimentos para animais, dos quais 89 toneladas foram destruídas, pois não possuíam registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e também por falta de higiene durante o processo industrial das rações.
O Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipa) supervisionou 435 estabelecimentos que comercializam produtos com o mercado nacional e internacional. Acompanhou a visita e inspeção das seguintes missões estrangeiras aos frigoríficos do Estado: Missão Búlgara (fevereiro), Missão Filipina (julho), Missão da Arábia Saudita (agosto), Missão Chilena (agosto), Missão dos EUA (outubro) e Missão da Bolívia (outubro).
Foram abatidas até o mês de setembro, 414,8 mil cabeças de bovinos, 3,5 milhões de cabeças de suínos, 70,9 mil cabeças de ovinos, 35,6 mil cabeças de eqüinos e 441,6 milhões de cabeças de aves, devidamente inspecionadas pelo serviço.
Dentro do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa o Serviço de Sanidade Animal (SSA) buscou comprovar a eficiência dos trabalhos realizados na contenção e eliminação dos focos da doença. Para tanto realizou um inquérito soroepidemiológico para demonstrar a ausência de infecção nos animais susceptíveis. A população-alvo era composta por ovinos e bovinos, com a idade entre nove e 13 meses.
Fonte: Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint