Rondônia, tragédia na atividade pecuária anunciada e conjectura revelada
24 de junho de 2004
Missão negocia fim do embargo russo
28 de junho de 2004

RS: associações de criadores estudam adiamento dos prazos do Sisbov

A realização da Expointer, em Esteio (RS), pode ser comprometida se o governo mantiver o atual calendário da rastreabilidade para animais destinados a exposições.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) alerta que nem todos os criadores terão condições de adaptar os rebanhos às regras a tempo de participar da mostra, realizada de 28 de agosto a 5 de setembro.

Conforme o calendário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a partir de 1o de agosto todos os bovinos e bubalinos que participarem de exposições e feiras deverão estar cadastrados no Sistema de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov).

Hoje, a Associação Nacional dos Criadores Herd Book Collares (ANC) e a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), que englobam várias entidades, promovem reunião em Porto Alegre para tratar do assunto. “Caso a maioria das associações ache o processo inviável, iremos propor um prazo maior”, diz o presidente da ANC, José Pires Weber.

O presidente do Fórum Permanente de Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira, afirma que os pecuaristas deverão reivindicar a prorrogação do prazo por pelo menos seis meses.

Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.