fechamento 11:50 – 22/01/02
22 de janeiro de 2002
UE cria nova Legislação sobre Segurança Alimentar
24 de janeiro de 2002

RS: balanço da campanha de vacinação contra a febre aftosa

A campanha de vacinação contra a febre aftosa avança no Rio Grande do Sul. A operação completou ontem 15 dias, com imunização de 5.593.345 bovinos e bubalinos, uma média geral de 42% do rebanho, segundo o chefe da Divisão de Fiscalização da Defesa Animal da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA), Valter Léo Verbist. O balanço das 16 coordenadorias regionais indicam que, na zona da fronteira, onde 60% do rebanho já recebeu a dose, o processo deverá encerrar-se na próxima semana.

Já em outras regiões, como a Noroeste, o índice ficou entre 10% e 12%. Os municípios com os trabalhos mais atrasados são os de abrangência da coordenadoria de Santa Rosa, onde só foi vacinado 1,6% dos animais. A região de Bagé é a mais adiantada, com 62,74% de bovinos e bubalinos vacinados. A projeção é encerrar a campanha estadual em 28 de fevereiro.

Sorologia

A equipe de combate à aftosa no Estado do Rio Grande do Sul recebeu ontem o relatório com os resultados da sorologia realizada nos animais das zonas focal e de vigilância de Rio Grande. Os números totais serão conhecidos hoje. Ontem, foi possível a contagem apenas dos resultados das amostras coletadas em animais da zona focal, ou seja, da área de três quilômetros dos focos ocorridos no ano passado. Conforme o coordenador de campo da área de sorologia da SAA, Gilberto Fernandes, os exames realizados em 1.793 amostras da área focal foram reagentes, isto é, positivos. O número de propriedades atingidas ainda não foi totalizado. Os animais serão enviados para abate comercial.

Da zona de vigilância, de três a dez quilômetros dos focos, foi totalizado apenas o número de propriedades que tiveram animais com sorologia positiva. Foram 90 propriedades. Até o meio-dia de hoje deverá ser conhecida a quantidade de animais desta área com resultado positivo e que deverão ser abatidos. Após a avaliação, que será feita por uma comissão formada por representantes da SAA, Mapa, Farsul, Sicadergs e Fetag, as reses começarão a ser carregadas para os frigoríficos.

Fonte: Correio do Povo, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.