Os números da primeira turma do Programa de Sucessão Familiar da Cooperativa Languiru, com sede em Teutônia, no Vale do Taquari – RS, são uma mostra do avanço que o tema gestão está ganhando no campo. O grupo conta com 118 alunos, associados ou seus filhos, todos produtores. O mais jovem da turma, Júnior Mateus Walter, tem 14 anos.
Em aula e na prática, passarão por temas como produção agropecuária e técnicas de gestão em diferentes áreas — como tecnologias de informações gerenciais, de custos e finanças, de resultados e de projetos.
Paulo Roberto Birck, 33 anos, de Estrela, já iniciou na prática a sucessão familiar. A propriedade dos pais, Paulo Jacob e Glaci, foi uma das seis selecionadas pela Languiru como geradora de informações gerenciais que serão analisadas pelos alunos.
Presidente da cooperativa, Dirceu Bayer ressalta que o ganho vai além da propriedade. Com a melhor qualificação dos associados, o reflexo será percebido no futuro dos jovens e da própria Languiru.
Lucildo Ahlert, consultor em gestão de empreendimentos rurais e coordenador do curso, ressalta, ainda, que é fundamental o entendimento entre diferentes gerações.

Veja como é a estrutura do programa desenvolvido pela cooperativa:
- O Programa de Sucessão Familiar da Languiru tem 118 inscritos. Há apenas 15 mulheres. Ao todo, serão 26 meses de formação, com a conclusão do curso em dezembro de 2015.
- Os alunos são moradores de Teutônia, Colinas, Travesseiro, Estrela, Imigrante, Westfália, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Paverama, São Pedro da Serra, Mato Leitão, Santa Clara do Sul, Fazenda Vilanova, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Maratá.
- Dividido em módulos, o conteúdo une teoria e prática, com encontros mensais e visitas sistemáticas a propriedades com a implementação de sistemas informatizados de gestão. O conteúdo é repassado em encontros mensais e visitas a seis propriedades, onde atuarão na implementação de um sistema de gestão real, coletando e analisando os dados.
- A visita nas propriedades geradoras de informações prevê instalação de ferramentas de controle de dados, levantamento patrimonial, planejamento dos gastos da propriedade, custos por atividade, receitas e dados da produção por atividade, montagem de projetos, sucessão familiar e avaliação final.
O tema Gestão de Pessoas na Pecuária de Corte já foi abordado várias vezes pelo BeefPoint. Confira algumas entrevistas:
André Bartocci: é mais fácil e seguro ensinar um vaqueiro operar um software, do que um programador montar uma mula!
Eduardo Borba: não existe a menor possibilidade de mudar os animais se você não mudar as pessoas [vídeo]
Para envolver os jovens, o campo deve mostrar que pode oferecer grandes oportunidades de negócios – Kiko Quagliato (Produtor GO)
Breno Barros: o maior desafio da gestão na pecuária é a formação de gestores com sensibilidade no trato com pessoas
Manoel Sá e Benevides: a fazenda é uma empresa como outra qualquer e nela cabem as mesmas estratégias de gestão de pessoas das empresas urbanas
Levy Campanhã de Souza Jr.: formar líderes e qualificar a mão de obra são os maiores desafios da gestão de pessoas na pecuária
Helder Höfig: um bom gestor tem que obrigatoriamente se dedicar à gestão de pessoas
Clique na imagem e compre nosso DVD sobre Gestão de Pessoas na Pecuária de Corte! :-)

Fonte: Jornal Zero Hora, caderno Campo e Lavoura, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.