Fechamento 12:10 – 15/0/01
15 de outubro de 2001
Fazendas Reunidas Boi Gordo entra com pedido de concordata preventiva
17 de outubro de 2001

RS deve voltar a exportar carne bovina para Europa em novembro

Os países do Mercado Comum Europeu devem voltar a importar carne bovina do Rio Grande do Sul ainda em 2001, prevê o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luiz Carlos de Oliveira. “Se tudo correr bem, o Rio Grande do Sul estará autorizado a exportar, juntamente com o Uruguai”, afirmou. Na última semana, a União Européia (UE) informou que autorizará as compras de carne bovina do Uruguai a partir de 1º de novembro.

Oliveira está na Alemanha, onde participa da feira de alimentação de Anuga e viaja a Bruxelas hoje. Amanhã, o secretário reúne-se com técnicos da UE para discutir os critérios sanitários adotados pelo bloco para a liberação das importações do Uruguai. “Queremos saber por que o Uruguai, que ainda tem mais de mil focos ativos de febre aftosa, foi autorizado a vender para a União Européia, enquanto o Rio Grande do Sul continua com as exportações para o bloco suspensas”, disse. Oliveira acrescentou que os focos de febre aftosa no Rio Grande do Sul somaram 30 e ficaram restritos ao sul do Estado.

O secretário, explicou, no entanto, que a liberação das exportações de carne bovina do Rio Grande do Sul para a UE só deve ocorrer depois que uma missão européia visitar frigoríficos gaúchos. A visita dos europeus está marcada para os dias 22 e 26 deste mês. Depois da visita, eles terão uma semana para emitir relatório sobre o assunto.

Oliveira explicou que, se o resultado for positivo, eles deverão autorizar as importações de animais abatidos um mês após a emissão do relatório. “Se não houver problemas dentro do Estado, o Rio Grande do Sul voltará a exportar carne bovina logo”, salientou Oliveira.
Dados do sindicato mostram que o Rio Grande do Sul exportou 20 mil toneladas de carne bovina em 98. Em 2000, as exportações somaram 56 mil toneladas e geraram receita cambial de 90 milhões de dólares. Em 2001, com o embargo da União Européia, as exportações deverão somar 38 mil toneladas. As previsões iniciais eram de que as exportações de carne bovina do Rio Grande do Sul somariam 90 mil toneladas em 2001, com receita cambial de 90 milhões de dólares. “O Rio Grande do Sul representa de 12% a 13% das exportações brasileiras de carne bovina.”

Fonte: Diário Popular, RS adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.