Hoje será escolhido o novo presidente da Farsul (Federação da Agricultura do RS). De um lado está o atual presidente, Carlos Sperotto, que busca o quarto mandato consecutivo. Do outro, o presidente da Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC), José Pires Weber.
A primeira disputa nos últimos nove anos deve garantir presença maciça na eleição que apontará o comandante da Farsul até 2009. Os candidatos acreditam que os 133 sindicatos rurais mandarão representantes a Porto Alegre.
Entre suas principais bandeiras de Weber estão a proibição da contratação de parentes até terceiro grau e limite de uma reeleição para diretoria. O produtor rural de Dom Pedrito rodou 14 mil quilômetros e 112 sindicatos numa campanha profissional, que incluiu mídia e assessoria política.
Sperotto acredita que o que irá decidir é o trabalho desenvolvido desde 1997, quando derrotou Régis Lopes Salles por nove votos. Desta vez, especula, “haverá ampla margem”. “Estou muito tranquilo. Temos confirmado apoio de 109 sindicatos”, afirma Sperotto.
A expectativa é de que o eleito seja conhecido no final da tarde. A posse será em 21 de março. A notícia é do Correio do Povo/RS.
0 Comments
Após nove anos de gestão do atual presidente da Farsul, Carlos Sperotto, muitos produtores rurais tem observado que, na prática, poucas coisas mudaram. O tempo com certeza foi suficiente para que o atual presidente da federação implantasse, ou pelo menos tentasse implantar suas idéias à frente da entidade.
As propostas do candidato da situação tem muitas coisas em comum com o candidato adversário, José Pires Weber, entretanto faz-se necessário uma mudança à frente da Farsul, entidade esta que representa o interesse de mais de 80 mil produtores gaúchos, para que novas idéias possam ser implementadas, entre elas possibilitar apenas uma reeleição da presidência da Farsul, sob pena de torna-se vitalícia a gestão de Carlos Sperotto e a situação de grande parte dos produtores rurais gaúchos.
Pedro Ercolani ( Administrador , MBA em Agronegócios)