A formação de um fundo para promoção e divulgação da carne bovina, a ser recolhido pelos três elos da cadeia produtiva, foi discutida ontem por representantes da Farsul, Sicadergs e Agas, no Rio Grande do Sul. As três entidades voltam a se reunir na próxima quarta-feira, após apresentar e discutir a proposta junto aos setores produtivo, industrial e de comércio.
A meta é retomar e incrementar o consumo de carne de gado. “Perdemos mercado com um produto mais barato e mais saudável”, esclarece o diretor da Farsul, Fernando Adauto de Souza.
A idéia, explica, é cada segmento contribuir com um terço da arrecadação, entre R$ 1 e R$ 1,50 para cada animal abatido. Com o abate de 100 mil cabeças/mês, “se todos aderirem”, há possibilidade de arrecadação entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão/ano.
“O mais complicado é a operacionalização por questões burocráticas, como formas de recolhimento ou de cobrança dos supermercados. Cada segmento tem de discutir entre seus pares”, completa.
Mesmo sem a formalização do fundo, a primeira ação já está definida: os médicos que participarão de um congresso de cardiologia no dia 20 serão convidados para um jantar à base de carne bovina.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint