O consumidor pelotense de carnes tem entre 20 e 50 anos, homem e mulher, com escolaridade entre o primeiro e o segundo graus. A renda familiar está entre dois e cinco salários mínimos, presta mão-de-obra qualificada, mora em domicílios com até três pessoas, não possui empregada doméstica e nem freezer. O consumo é fundamentalmente baseado em boi e frango.
Adquirida principalmente em hiper e supermercados, a freqüência de compra da carne é semanal, diária ou de três a uma vez por semana para um consumo diário, de três a quatro vezes ou de uma a duas vezes por semana, no caso das carnes de boi e frango. Eventualmente, consome carnes de porco, peixe e ovelha e, praticamente, não consome outras carnes, como caças e exóticas.
A conclusão consta do trabalho Perfil do Consumidor de Carnes na cidade de Pelotas/RS, apresentado pelo professor Rafael Gastal Porto, no curso de pós-graduação e especialização em Gestão Empresarial em Agronegócios, da UFPel. O trabalho visou a obtenção do título de especialista em agronegócios e foi realizado no mês de julho deste ano.
Foram aplicados 150 questionários distribuídos nos quatro bairros mais representativos do município, Centro, Areal, Fragata e Três Vendas. O número representa uma amostra do universo da população e foi considerado intervalo de confiança de 95% e margem de erro máxima de 5%.
O principal objetivo do trabalho foi descrever o perfil dos consumidores de carne pelotenses, com a intenção de aprofundar o conhecimento sobre este importante elo da cadeia produtiva, explica Porto. “A globalização das economias e as mudanças que ocorrem nos mercados tornam cada vez mais necessário o estudo das relações entre os agentes participantes de uma determinada cadeia produtiva”. Para ele, o consumidor final assume papel relevante no sucesso das organizações que visam sua satisfação.
No que se refere a preço, a percepção sobre custo (mais caro ou barato) varia de acordo com o tipo de carne escolhida. A rastreabilidade, sistema de identificação em implantação no país para determinar o histórico do animal desde o nascimento até o consumidor, é desconhecida pela maioria dos consumidores, verificou.
Entre os atributos necessários para definir a compra, estão o aspecto geral do local de venda, sanidade do produto, higiene do local e do vendedor. Apesar de preferir cortes como a picanha, a alcatra é a mais comprada e consumida.
Fonte: Diário Popular/RS (por Luciara Schneid), adaptado por Equipe BeefPoint