A Comissão Permanente da Expointer proibiu a entrada de animais de outros estados no evento, que acontecerá de 25 de agosto a 2 de setembro. Foram 14 votos contrários ao ingresso de animais, sete favoráveis e duas abstenções. A reunião foi conduzida pelo secretário da Agricultura, João Carlos Machado.
A Comissão Permanente da Expointer proibiu a entrada de animais de outros estados no evento, que acontecerá de 25 de agosto a 2 de setembro. Foram 14 votos contrários ao ingresso de animais, sete favoráveis e duas abstenções. A reunião foi conduzida pelo secretário da Agricultura, João Carlos Machado. “A grande maioria das associações de raças entendeu que não podemos correr o risco de permitir a vinda de animais de estados que ainda não são reconhecidos como livres de febre aftosa”, justificou Machado.
O secretário ainda citou a falta de espaço para acomodar um grande número de animais no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. “Para o próximo ano, certamente teremos uma nova situação sanitária no Brasil e também poderemos planejar com mais tempo e recursos a recepção desses animais de fora”, argumentou.
O prazo para inscrições de animais encerra-se no próximo dia 2 de julho, na respectiva associação de cada raça, informou a assessoria de imprensa do governo gaúcho.
Justiça
Segundo notícia do Correio do Povo/RS, os criadores que quiserem trazer animais de outros estados para a Expointer 2007 terão que ingressar com ação judicial. Até o final da semana, a Cabanha da Maya, de Bagé, deve ingressar com ação judicial para trazer três bovinos jersey de Santa Catarina e 57 do Paraná. “Santa Catarina é livre de aftosa sem vacinação, não tem motivo para não poder entrar”, disse o administrador da Maya, Chico Veira.
Para Fábio Gomes, que representou a Associação Brasileira de Angus (ABA), a decisão foi política e econômica, além de retrógrada. “Não é criando reserva de mercado que se fortalece um segmento, mas agregando valor ao produto”, defendeu.