Representantes de associações de raças que irão participar da Expoleite 2003 reuniram-se ontem (09), na Gadolando, em Porto Alegre (RS). A programação, de 21 a 25 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, está praticamente fechada. A mostra deste ano busca diversificação.
Além do tradicional gado leiteiro, eqüinos e pequenos animais, participarão bovinos de corte. Estão confirmadas as raças Limousin e Angus. Segundo o presidente da Gadolando, Ernesto Ferreira, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) estuda a participação na mostra.
Um dos grandes eventos será a 2a Feira de Terneiros, promovida pela Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) no dia 22. Mais de mil animais estão inscritos. Os organizadores trabalham com uma projeção de oferta de dez mil cabeças contra 1.907 do ano passado.
Em 2002, a primeira edição da Feira de Terneiros vendeu R$ 669 mil, representando 50,8% do faturamento total da 25a Expoleite. Haverá crédito do Banrisul e Banco do Brasil. No entanto, o projeto da sala de ordenha ainda não saiu do papel devido à negociação que se desenrola com a iniciativa privada.
Outra novidade da Expoleite 2003 é a participação de criadores de avestruz que farão exposição e leilão das aves. A Caprisul também pretende realizar remate.
Ferreira acredita que a atual valorização do leite poderá gerar reflexos positivos na feira, num momento de preocupação das indústrias quanto à necessidade de retomada das importações pela falta do produto em algumas regiões do Rio Grande do Sul e queda do preço do dólar. O lançamento oficial da Expoleite está marcado para 6 de maio, no Palácio Piratini.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint