A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) prepara uma ação na Justiça pedindo que o Mapa obrigue a vacinação do rebanho bovino e bubalino de Santa Catarina contra a febre aftosa. A entidade deve ingressar hoje com a medida, informou o assessor jurídico, Nestor Hein. A Farsul argumenta que há grande risco de evolução da doença para Santa Catarina, já que o estado não imuniza o gado, ao contrário do RS.
Perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Santa Catarina tem status de área livre de aftosa com vacinação, disse o presidente da Farsul, Carlos Sperotto. Nos últimos quatro anos, a vacinação é motivo de polêmica entre os dois estados, já que ambos adotaram entendimentos diferentes sobre a aplicação da vacina.
O presidente da Farsul também se mostrou contrário à suspensão de feiras e remates de animais suscetíveis à aftosa no Rio Grande do Sul, como recomendaram técnicos do Mapa a todos os estados. “Entendemos que, se não existe qualquer motivo real, não há porque chamar atenção e criar dúvidas sobre a situação sanitária no estado”, afirmou.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Sandra Hahn), adaptado por Equipe BeefPoint