A Cooperativa Agropecuária Sul de Carnes (Coopec), de Cachoeira do Sul (RS), especializada na produção de novilho jovem, teve o projeto de ampliação de capacidade de abate e armazenagem do frigorífico aprovado nesta semana pelo Serviço de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (Sispoa).
O presidente da cooperativa, Eduardo Hamann, adiantou que as obras devem ficar prontas em 60 dias, o que significará “realizar 50 abates de bovinos por dia, mais do que o dobro dos atuais 20”. Em números semanais, o aumento representa o abate de 250 animais contra os 100 realizados atualmente.
Além disso, a conclusão deverá permitir a transferência da desossa e da embalagem da loja do município para a unidade localizada no distrito de Três Vendas, no mesmo local do frigorífico. Até o ano passado, a cooperativa, fundada em 1996, operava com um frigorífico terceirizado.
A produção dos cerca de 147 associados, criadores de Hereford e Angus, abastece aproximadamente 30 municípios, entre os quais Santa Cruz do Sul, Santa Maria, região Carbonífera e Grande Porto Alegre. Em Cachoeira do Sul, dentro do prazo de conclusão das obras, a loja da Coopec passará a oferecer os produtos em outro endereço, anuncia Hamann.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint
1 Comment
Meus cumprimentos à Cooperativa Agropecuária Sul de Carnes pela ampliação da capacidade de abates e elevação da capacidade de desossa e preparo de cortes comerciais.
Gostaria de trocar idéias a respeito, pois há oportunidades de abates para concursos de carcaças, com classificação e tipificação das mesmas.
Acho uma porteira aberta para maior inserção da Coopec no mercado consumidor. E isto pode ocorrer fora dos supermercados.
Um abraço do Prof. Maraschin