Uruguai: expansão de multinacionais preocupa
4 de novembro de 2011
FAO: índice de preços tem pequena baixa e segue elevado
4 de novembro de 2011

RS: Frigorífico Silva aumenta bônus para Carne Angus

De acordo com o representante da indústria, a alteração vai representar um ganho total da ordem de 66,66% nos casos em que o animal atingir bonificação máxima.

O Frigorífico Silva lançou no começo do mês de novembro, a nova tabela de bonificação para os animais inseridos no Programa Carne Angus Certificada e abatidos na planta de Santa Maria (RS).

“Antes as bonificações eram de 3%, 4%, 5% e 6%. Com a nova tabela, os produtores serão bonificados em 3%, 7%, 8% e 10%, respectivamente, pela entrega de animais abatidos dentro das especificações técnicas do programa para o mercado interno”, explica Diogo Soccal, chefe de compra de Gado do Frigorífico Silva.

De acordo com o representante da indústria, a alteração vai representar um ganho total da ordem de 66,66% nos casos em que o animal atingir bonificação máxima.

Para Fábio Medeiros, coordenador do programa de certificação, o novo sistema de premiação representa um forte indicativo da melhora nas relações de mercado entre indústria e produtor rural, e mais uma vitória conquistada pela carne de qualidade Angus.

“A demanda e valorização crescente pelo consumo de Carne Angus Certificada tem permitido a valorização da raça em todos os elos da cadeia produtiva. Na indústria, as premiações para machos já chegam a 10% e para as fêmeas próximo a 16%, dependendo da diferença de base entre os sexos. Sem dúvida, temos um avanço e mais uma demonstração ao produtor de que a produção de animais Angus de qualidade é o caminho certo a seguir”, pontua Medeiros.

Reynaldo Salvador, diretor do Programa Carne Angus Certificada da associação, fala que a nova tabela de bonificação vai ao encontro com os interesses do produtor rural. “É a indústria sinalizando que o pecuarista deve investir em genética de qualidade para produção de carne Angus”, explana o diretor.

“Este é um importante passo na direção ao fortalecimento de nossa relação com os fornecedores de animais Angus de qualidade. Acreditamos no programa e no engajamento do produtor na criação dos animais. Com esse aumento, além de aumentar nossa fatia no mercado, esperamos dobrar o abate de animais inseridos no programa, que hoje beira a mil carcaças por mês”, aludiu Soccal.

Um exemplo do quanto essa mudança na tabela de bonificação vai significar ganho adicional ao pecuarista que produz com maior produtividade, pode ser observado na mudança das regras de premiação paga aos novilhos Angus e cruza Angus, jovens com até dois dentes de leite.

A partir de agora este mesmo novilho que recebia um adicional de 4% aos 220kg passa a receber 7%, com a vantagem de poder ser abatido aos 200kg. “Além dessa valorização, o frigorífico bonifica também fêmeas e suas cruzas, fazendo delas um novo nicho de mercado”, finaliza Salvador.

Fonte: Associação Brasileira de Angus, adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Alfredo Bonet Drissen disse:

    O Programa de Carne Angus conta com uma forte aproximação entre associação produtores e indústria que juntamente com um sistema de sério de certificaçào,  da respaldo ao produto, e por conseqüência agrega valor!

    Esse é o caminho!

    Parabens a todos!

  2. Luiz Rodolfo Riccelli Galante disse:

    O Sr. Ivon da Silva Jr. desloca-se do posicionamento de commodities (quantidade) para o de nicho de mercado (qualidade), agregando valor aos produtos. Durante a premiação dos ‘melhores’ da Globo Rural, comentou que 70% do abate do Silva já é de novilhos com menos de 2 anos. Iniciativas de premiar pela qualidade merecem todo o apoio e admiração. Deixo nas minhas linhas o seguinte comentário:

    A iniciativa deles é motivada por tradição gaúcha, clima, gado europeu, sistema de criação? Não. É motivada pela lucratividade.´E é muito saudável quando o ganho de capital vem junto de ganho social, pela valorização e incentivo aos produtores de um lado e pela oferta de um produto ‘premium’ de outro.

    Parabéns!