O frigorífico Milo, de um grupo alemão, assina hoje um protocolo de intenções para instalar uma unidade em Ijuí/RS. Serão investidos R$ 25 milhões na planta de embutidos, que terá capacidade de produzir 500 toneladas por mês e gerará 200 empregos diretos.
Ontem, o diretor técnico da empresa na Alemanha, Klaus Dieter Kurtz, esteve em Ijuí para acertar um pré-contrato de fornecimento de matéria-prima com a Cooperativa Regional Tritícola Serrana (Cotrijuí). Se todos os detalhes forem acertados até o final do ano, as obras de construção começarão em janeiro.
O novo frigorífico utilizará carne bovina, suína e de aves. O secretário de Agricultura de Ijuí e presidente do Sindicato Rural do município, Valdir Zardin, afirmou que a empresa dará mais liqüidez ao gado engordado nas pastagens de inverno, plantadas na região após a colheita da soja.
“A informação que temos aqui é que eles trabalharão com produtos de primeira, para exportação para a União Européia. Vão trazer da Alemanha inclusive os temperos e a madeira que será queimada na defumação de alguns produtos”, destacou presidente do Sindicato Rural do município, Valdir Zardin, em reportagem de Pietro Rubin com colaboração de Sebastião Ribeiro para o Zero Hora/RS.