Portaria editada na terça-feira pelo governo do RS alterou novamente o trânsito de produtos de origem animal no estado em função dos focos de aftosa no país. Uma das modificações refere-se à liberação do ingresso de carne desossada e maturada entre indústrias com SIF (Sistema de Inspeção Federal), com exceção do Mato Grosso do Sul, Paraná e dos municípios de Restinga, Itapetininga e São Carlos (SP). A medida garante a atividade das indústrias de carne enlatada, que temiam desabastecimento.
A portaria não estabelece corredores sanitários para produto de fora do estado, mas provavelmente serão utilizados os quatro existentes, além da BR 101, explicou o chefe de Serviço de Doenças Vesículares da SAA, Fernando Groff.
Pela nova portaria, segue proibida a entrada de bovinos, bubalinos, suínos, capivaras, javalis, caprinos e ovinos de outros estados. “Ninguém está tão fechado como nós estamos”, avaliou o secretário da Agricultura, Odacir Klein.
De acordo com o governador Germano Rigotto, conforme forem surgindo fatos em relação à aftosa, o Estado publicará novas portarias. “Continuamos tendo cuidado com a entrada de produtos de outros estados para proteger nosso rebanho. Não vamos flexibilizar tanto quanto os outros”, avisou.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint