Os gaúchos estão confiantes em reabrir o mercado chileno em 15 dias. A previsão foi feita ontem pelo chefe da delegacia federal do Mapa/RS, José Severo, após reunião com técnicos chilenos que vistoriam a defesa sanitária animal no estado.
Severo observa que a atitude brasileira de limitar a entrada de frutas do Chile devido à presença de ácaros em algumas cargas foi essencial para agilizar o processo de revisão de mercado. “A pressão do país foi fundamental. Eles também têm interesse e necessidade de importar”, analisou.
Os próprios técnicos chilenos sinalizaram positivamente para a retirada do embargo. “Se não achássemos que o Brasil pudesse cumprir as exigências sanitárias, não viríamos aqui”, informou um dos integrantes da equipe, o veterinário José Herrera. Ele estima entregar, na próxima semana, às autoridades de seu país o relatório da visita ao Brasil, de acordo com matéria do Correio do Povo/RS.
Conforme o secretário da Agricultura do RS, Quintiliano Vieira, “os chilenos querem que a carne destinada ao seu país seja genuinamente oriunda do rebanho gaúcho, com comprovação de rastreabilidade”, de acordo com informações da SAA/RS.