Minas Gerais avança nas ações para 2a Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa
29 de setembro de 2003
Leilão Brahman acontece em Mato Grosso
1 de outubro de 2003

RS não tem agentes de fiscalização suficientes

Os 385 agentes de inspeção sanitária e industrial são insuficientes para cobrir a demanda no RS. A afirmação foi do chefe de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Estado, Marco Antônio dos Santos, à CPI das Carnes, que ouviu órgãos municipais, estadual e federal. “Seria preciso o dobro de funcionários”.

A ação, disse, fica restrita a frigoríficos que comercializam carne com outros estados e países. “O furo dos abates clandestinos é responsabilidade dos municípios”, lembrou. Para Eduardo Nemoto, da Coordenadoria de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal da SAA, o número de profissionais disponíveis é insuficiente para cobrir os 181 frigoríficos e abatedouros de competência estadual.

O presidente da CPI, Jerônimo Goergen, pregou o reequipamento das inspetorias. “No momento em que a carne brasileira ganha espaço no mercado mundial não podemos assistir de braços cruzados o colapso da pecuária gaúcha, que tem só um frigorífico credenciado para exportar contra 40 do MT e 27 do Uruguai”.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.