Os 16 novos técnicos, oito agrônomos, sete veterinários e um zootecnista, aprovados em concurso público do Ministério da Agricultura, e 37 auxiliares de inspeção contratados para serviço temporário são insuficientes para suprir a demanda no Estado. A constatação é do diretor técnico da Delegacia Federal da Agricultura (DFA) no RS, José Euclides Severo. Segundo ele, para as atividades de controle sanitário em frigoríficos e fiscalização na fronteira foram requeridos 56 técnicos e 520 auxiliares.
Severo explica que a demanda é grande em locais como o terminal portuário de Rio Grande, e os postos de fronteira de São Borja e Porto Xavier, onde as vezes tem 30 caminhões com carga de banana e um só técnico. Falta gente também para as substituições.
Nos frigoríficos, acrescenta, os técnicos são responsáveis por todo o processo. Os novos funcionários encontram-se em treinamento em Brasília, e devem ocupar vagas em Uruguaiana, São Borja, Porto Xavier, Montenegro, Caxias, Bagé, Rio Grande e Porto Alegre, a partir de agosto.
Fonte: Correio do Povo, adaptado por Equipe BeefPoint