Goiás monta operação para fiscalizar exportações
19 de junho de 2002
Instituições da Austrália se unem para aumentar participação da indústria de carnes
19 de junho de 2002

RS paga pecuaristas por abate sanitário

A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul (SAA) libera até segunda-feira R$ 60 mil referentes a 120 processos de indenização a produtores de Rio Grande, Dom Pedrito, Alegrete, Jari e Livramento. Os pecuaristas serão ressarcidos pelo abate de reses reativas à aftosa durante a sorologia encerrada em março. O valor refere-se a 1/3 devido pela SAA. Os outros 2/3 são de responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Estado já pagou R$ 102 mil em outros 180 processos.

Os números foram apresentados ontem na reunião do conselho administrativo do Conselho Administrativo do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa). O diretor do DPA, Walter Leo Verbist, disse que os frigoríficos devem enviar as notas de entrada de animais abatidos, contendo o peso antes da desossa.

Ainda na reunião, foi aprovado o regimento interno do Fesa, elaborado em 2001, nomeada a secretaria executiva e formados os conselhos operacionais do fundo. Também foi apresentado o projeto Novo DPA – Ação Sanitária, que já vem sendo implementado e prevê a informatização do DPA através do sistema Sisagri, desenvolvido pela Procergs. O controle abrangerá todas as informações que circulam no DPA, tendo por objetivo a correção de problemas operacionais evidenciados durante a ocorrência da aftosa no Estado.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.