O IBGE divulgou que as atividades voltadas à pecuária ocupam 46% das terras gaúchas. O dado é proveniente do Projeto Levantamento e Classificação do Uso da Terra, finalizado em 2009 e divulgado ontem (12).
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que as atividades voltadas à pecuária ocupam 46% das terras gaúchas. O dado é proveniente do Projeto Levantamento e Classificação do Uso da Terra, finalizado em 2009 e divulgado ontem (12). Os estudos ainda apontam que as lavouras dominam 29% da extensão territorial, as coberturas florestais, 14%, e as águas correspondem a 7% do total.
Para o coordenador de Recursos Naturais e Estudos Ambientais do IBGE, Celso José Monteiro Filho, a pesquisa faz uma retratação de como está a economia gaúcha. “Ao mesmo tempo que a pecuária se mostra como a principal atividade econômica do Estado, o estudo ainda revela que algumas propriedades estão migrando para outros tipos de atividade”, ressalta.
O consultor de pecuária da Farsul Fernando Adauto concorda que a pecuária venha perdendo espaço nos últimos anos, especialmente, para dar lugar a lavouras. Apesar disso, ele informa que o rebanho gaúcho cresceu no último ano devido ao aumento do número de animais por área. Embora o movimento não seja suficiente para retomar áreas de pecuária, avalia Adauto.
Clique aqui para acessar o relatório completo.
As informações são do jornal Correio do Povo/RS, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.