O governador do RS, Germano Rigotto, fez apelo ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, na abertura do Fórum da Sanidade Animal – Cooperação Entre Fronteiras. “Não há lógica em o Rio Grande do Sul ficar preso entre o Uruguai e Santa Catarina e não poder mandar boi em pé para nenhum dos dois. O nosso estado toma todos os cuidados sanitários com o seu rebanho”.
O Uruguai é zona livre de febre aftosa com vacinação, mesmo status sanitário do estado. Em Santa Catarina, a situação é de zona livre sem vacinação do rebanho.
O governador defendeu ainda a adoção urgente de ações comuns na sanidade animal entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, prioritariamente, além de Argentina e Paraguai.
O padrão sanitário da carne bovina uruguaia é excelente e o Rio Grande do Sul segue o mesmo caminho. Atualmente, o Uruguai é grande exportador de carne, maior do que a Argentina, e tem como principal importador o exigente mercado consumidor dos EUA.
Na expectativa do governador, algumas barreiras devem cair logo. Ele destacou o trabalho do governo junto ao ministério da Quarentena, na China, para remover as barreiras fitossanitárias contra a soja gaúcha e brasileira e no Mapa para buscar mercado consumidor à carne gaúcha.
Fonte: Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
Espero que o MAPA, venha a reverter este quadro sanitário, que proíbe a entrada de animais vivos em Santa Catarina, criando assim a oportunidade de melhoria do rebanho catarinense.