Jóia: um ano de aftosa
23 de agosto de 2001
Argentina: redução nos focos de aftosa
27 de agosto de 2001

RS pede que Ministério defina prazo para retorno à condição de zona livre

O secretário da Agricultura e Abastecimento, José Hermeto Hoffmann, enviou nesta semana um ofício ao ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, pedindo que o Ministério defina o prazo que o Rio Grande do Sul cumprirá para obter novamente a condição de zona livre de febre aftosa com vacinação. A solicitação havia sido feita por entidades e produtores em reunião realizada em Porto Alegre (RS), no dia 16, e enviada ao secretário nacional de Defesa Agropecuária, Luis Carlos de Oliveira.

O governo do Estado entende que o retorno à condição de zona livre acontecerá 12 meses após o sacrifício do último animal doente, como prevê o Código Zoossanitário Internacional, ou seja, em 3 de julho de 2002. O secretário destaca que a resposta imediata do Ministério é fundamental para a continuidade das medidas sanitárias acordadas entre o Estado e o Governo Federal. “Os produtores estão dispostos a fazer o abate comercial acompanhado dos animais que estiveram em contato com os doentes, mas para isso querem a garantia de que o esforço não será em vão, ou seja, que em julho de 2002 retornaremos ao status de zona livre com vacinação.”

Hoffmann também salienta que, apesar da negativa do Ministério em abrir os corredores sanitários, a Expointer 2001 será grandiosa como tem sido nos últimos anos. A inscrição de animais (5.307) para esta edição da feira somente foi superada no ano passado. Outro elemento que deverá garantir os bons negócios durante o evento é a disponibilização, através do Banrisul, de linhas de crédito específicas para a aquisição de matrizes e reprodutores e máquinas e equipamentos.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.