China: Supermercados aumentam participação na venda de carnes em Hong Kong
20 de novembro de 2002
Mapa ajusta regras para rastreabilidade do rebanho
22 de novembro de 2002

RS perto de se tornar livre de aftosa com vacinação

O Comitê Veterinário de Febre Aftosa do Escritório Internacional de Epizootias (OIE), que se reúne no Rio de Janeiro a partir de segunda-feira (25), deverá devolver o status internacional de área livre de aftosa com vacinação para o Rio Grande do Sul. Esse status foi perdido com o retorno da doença no Rio Grande do Sul em 2000 e em 2001.

Segundo o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rui Vargas, há 15 meses não é registrado nenhum foco da doença no Brasil.

A inclusão de Rondônia como estado livre da aftosa com vacinação, como deseja o governo brasileiro, só deverá ser examinada, no entanto, em maio de 2003, durante a reunião ordinária do comitê dos delegados dos 162 países que integram a instituição, na França.

A recuperação do status de livre da aftosa com vacinação é muito importante para o Rio Grande do Sul, que poderá pôr novamente seus produtos de origem animal no mercado internacional.

Com um rebanho bovino de cerca de 170 milhões de cabeças, o Brasil já tem 50% do seu território e 85% desse rebanho livres da aftosa. Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram os primeiros Estados a serem reconhecidos como livre da doença. Internamente, chegaram a obter o título de livres da aftosa sem vacinação pelo Mapa.

Com a reincidência da aftosa no Rio Grande do Sul, o ministério decidiu manter Santa Catarina como área livre sem imunização e, futuramente, deverá encaminhar pedido nesse sentido ao OIE. Na avaliação dos técnicos, a concessão de status diferenciado pelo Escritório Internacional de Epizootias não interfere na manutenção do atual programa brasileiro de erradicação da doença, que é desenvolvido com base nos circuitos pecuários.

Fonte: O Estado de São Paulo (por Gecy Belmonte), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.