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RS: pesquisa mostra perfil do consumidor de carne bovina em Porto Alegre

Os consumidores de carne bovina da capital gaúcha estão cada vez mais exigentes. Além de informações sobre validade, inspeção federal, peso e preço constantes no produto comercializado em embalagens de polietileno, os consumidores exigem também informações sobre maciez, composição nutricional, quantidade de gordura e origem do animal.

O perfil do consumidor atual de carne bovina emerge de uma pesquisa minuciosa sobre hábitos de consumo em Porto Alegre. O trabalho é uma dissertação de mestrado do Curso de Agronegócio do Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentada no início deste ano pela veterinária Márcia Dutra Barcellos. O estudo, que investigou o processo de compra e revela hábitos de consumo pouco conhecidos dos consumidores de carne bovina, ouviu 400 porto-alegrenses de ambos os sexos, com idades entre 25 e 50 anos, segundo grau completo e renda familiar de até R$ 1,2 mil.

O trabalho mostrou, por exemplo, que os consumidores urbanos preferem adquirir a carne em porções pequenas, valorizam a maciez acima de qualquer outra qualidade, embora cor e cheiro sejam fatores importantes, e querem informações detalhadas sobre a origem e a qualidade do produto que estão levando para casa. “Nesse sentido, muito ainda precisa ser feito para que a cadeia da carne possa atender às expectativas dos consumidores, não apenas na produção animal, mas também nos processo industriais e de distribuição”, constata Márcia Barcellos.

Segundo o estudo, a carne bovina é considerada uma commodity com baixo valor agregado e sem diferenciação, resultado de um processo produtivo com inúmeros pontos de falha de controle nos diversos elos, que chega ao consumidor com baixa qualidade.

Fonte: Zero Hora/RS (por Irineu Guarnier Filho), adaptado por Equipe BeefPoint

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