Mercosul: um mercado entre a ALCA e a União Européia
21 de setembro de 2001
Suécia tem primeiros casos suspeitos da doença da vaca louca
25 de setembro de 2001

RS: previsão de 9,6 mil abates até sexta-feira

O Rio Grande do Sul deverá encerrar esta semana os abates comerciais de 9,633 mil animais contato. Segundo dados da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA), até ontem já haviam sido sacrificados 4,763 mil exemplares e, até sexta-feira, deverão ser abatidos outros 4,870 mil. Não estão incluídos nestes dados rebanhos de seis propriedades do município de Rio Grande.

A previsão inicial era de que fossem abatidos 11,5 mil animais – índice que deverá ser ampliado devido aos nascimentos no período. O ministro da Agricultura, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, criticou ontem a “demora” no cumprimento, pelo Rio Grande do Sul, das exigências sanitárias da Organização Internacional de Epizootias (OIE), reiterando que a abertura de corredores sanitários depende da limpeza dos focos e da sorologia.

O diretor do Departamento de Produção Animal da SAA (DPA), Celso dos Anjos, avalia que a operação está dentro da normalidade, levando em conta as dificuldades de negociação com os proprietários, o clima e o cronograma dos frigoríficos. Além disso, Anjos disse que o próprio ministério possui técnicos que integram o grupo de trabalho desta operação.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.