O parque Assis Brasil, em Esteio/RS, já está alojando algumas de suas estrelas. No sábado, chegaram quatro cavalos da raça crioula que participarão do Freio de Ouro a partir de sexta-feira (23). A Secretaria da Agricultura (SAA) divulgou que foram inscritos oficialmente na mostra 6.141 animais, volume que inclui 5.712 exemplares de elite e 412 rústicos. O balanço representa incremento de 7,69% em relação aos 5.304 inscritos na edição de 2001, mas vale lembrar que os rústicos não estão incluídos no percentual, o que eleva o crescimento para 15,78%.
Os cavalos somaram 1.250 inscritos, o maior número da mostra e, junto com os ovinos, garantiram crescimento superior a 15% no período. Os bovinos de corte registraram 10,95% de elevação e os mistos, 9,31%. A novidade são os avestruzes, com 20 inscritos. Apesar da quarentena, a Expointer terá expositores de SC, PR e RJ entre outros.
Os primeiros a chegar foram três exemplares uruguaios da cidade de Paysandu: os garanhões Pacífico La Parrilha e Pacífico Lobizón, e a égua La Pacífica Lunera. Os animais chegaram à 1h30min em Esteio, depois de uma viagem de 26 horas, e surpreenderam o pessoal da Brigada Militar e os auxiliares da SAA que estavam no local. O veterinário da secretaria, Nilton Rossato, abriu uma exceção, entendendo que não poderia deixar os animais presos no caminhão após a longa viagem.
“A entrada está liberada hoje, mas acreditamos que o movimento será intensificado a partir de amanhã”, comenta o administrador do parque, Darci Napivoski.
Este ano, os pedilúvios, usados na edição passada como sistema de desinfecção, estarão desativados. Entretanto, os rodolúvios continuarão em todos os portões de acesso de automóveis.
Segundo o diretor de Departamento de Produção Animal (DPA) da SAA, Walter Léo Werbist, a partir de hoje 102 veterinários, zootecnistas e auxiliares estarão, em horários escalonados, no parque. O recebimento de animais é ininterrupto durante as 24 horas do dia.
Brangus
Após 12 anos sem realizar leilões na Expointer, a raça Brangus retoma os negócios nas pistas de Esteio. O Remate Brangus acontece no próximo dia 27 com a oferta de cerca de 30 animais de argola.
O presidente do Núcleo Brangus Sul Riograndense, Claúdio de Souza Caldas, explica que na última década o trabalho havia sido direcionado para o centro-oeste, mas que o isolamento do RS, devido à aftosa, fez os criadores redirecionarem parte das vendas.
Fonte: Zero Hora/RS, Jornal do Comércio e Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint