Produtividade x Lucratividade
2 de fevereiro de 2002
Panaftosa planeja ações na América
5 de fevereiro de 2002

RS promove primeiro leilão de animais rastreados

O Rio Grande do Sul promove, dia 7 de fevereiro, o primeiro leilão com oferta de animais rastreados, dentro das novas normas do Ministério da Agricultura. A segunda etapa de Liquidação da Fazenda São Francisco (Herval), de Francisco Mascarenhas, ocorre no Local Retiro, município de Pelotas, e promete atrair grande número de investidores, interessados no diferencial da oferta.

Em pista, estarão 300 vacas com cria ao pé e 250 vaquilhonas braford, além de 25 reprodutores hereford e nelore.

Os destaques serão cem terneiros ao pé da mãe com o brinco do Sistema Integrado de Rastreabilidade Bovina (Sirb). Esse identificador é uma garantia de que todas as informações a respeito dos animais, desde o nascimento até o abate, estão sendo processadas pelo Sirb, um projeto desenvolvido pela Planejar, empresa da RBS, em parceria com a Federação da Agricultura (Farsul).

O acompanhamento dos exemplares, com os dados de origem, sexo, idade, movimentação e local de abate, também é uma exigência da União Européia para autorizar as importações de carne. Os pecuaristas interessados em disputar o mercado europeu, a partir de agora precisam adequar o rebanho às novas regras, divulgadas pelo ministério em janeiro. A Fazenda São Francisco aderiu ao Sirb no ano passado.

Para o leilão de Pelotas, a expectativa é grande. O diretor da Planejar, Luciano Antunes, aposta na valorização dos animais rastreados, que podem agregar valor em toda a cadeia produtiva. O leiloeiro André Crespo, da Casarão Remates – responsável pelo comando do martelo – também acredita que o mercado irá recompensar o diferencial desses lotes. Crespo arrisca preços de 5% a 10% acima da média para os terneiros ao pé da mãe brincados.

O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, também vai acompanhar as vendas de perto, “é um momento marcante para a pecuária gaúcha, que mais uma vez larga na frente no mercado nacional”.

Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.