Falta matéria-prima e preço do couro sobe
7 de novembro de 2005
Altas taxas de lotação não significam degradação física do solo
9 de novembro de 2005

RS quer retomar exportações de carne para o Uruguai

O Rio Grande do Sul retomará a pauta de negociações para a abertura de embarques de carne ao Uruguai, suspensa em outubro devido ao surgimento de focos de febre aftosa no país. A declaração ocorreu ontem em reunião na Assembléia Legislativa entre o embaixador do Brasil no Uruguai, Eduardo Santos, parlamentares ligados à Frente Parlamentar Integrada do Agronegócio, Jerônimo Goergen (PP), presidente da Comissão do Mercosul, Berfran Rosado (PPS) e dirigentes do setor.

Segundo Goergen, o embaixador assegurou que passou a ver o estado de forma diferenciada após conhecer as ações de sanidade implementadas. A expectativa é que hoje seja aprovado o projeto Secis-Fundesa, que apontará garantias de que o rebanho gaúcho é vacinado e passa por inspeção dos órgãos de vigilância sanitária.
Até a próxima reunião de Cúpula do Mercosul, em Montevidéu, no dia 9 de dezembro, serão desencadeadas ações para mostrar essa diferenciação. “Comitivas visitarão o Paraguai e a Bolívia entre os dias 14 e 16, e de 21 a 25, a Argentina, o Chile e talvez o Uruguai”.

O superintendente federal do Mapa, Francisco Signor, observou que no dia 18 ocorrerá reunião bilateral de comércio de Brasil/Uruguai em São Paulo. “Precisamos de um debate franco e sincero. O Uruguai é um importante mercado, pode servir de vitrine com o mercado externo”, salientou.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.