Desmama e seleção em nelore: ninguém segura o progresso
5 de setembro de 2003
Procedimentos contra entrada de gado argentino são verificados no RS
9 de setembro de 2003

RS reforça controle sanitário na fronteira com Argentina

A partir de hoje, a Secretaria da Agricultura vai intensificar a fiscalização sanitária na fronteira com a Argentina por causa de um foco de aftosa diagnosticado na província de Salta, no Norte daquele país. As ações foram detalhadas ontem, pelo governador Germano Rigotto e pelo secretário da Agricultura, Odacir Klein, em Esteio. Mais duas barreiras serão instaladas pelos técnicos em Uruguaiana e Itaqui.

Há 40 dias, quando começaram os rumores sobre a reintrodução da doença da Argentina, a secretaria mantém setes barreiras em ação, nos municípios de São Borja, São Nicolau, Porto Vera Cruz, Porto Mauá, Porto Xavier, Porto Soberbo e Barra do Guarita.

O trabalho de controle nesses locais será reforçado, segundo Klein. Além de passar por desinfecção dos pneus nos rodolúvios, os veículos serão revistados e os produtos de origem animal, apreendidos. O objetivo é evitar o ingresso no Brasil de produtos que possam carregar o vírus da aftosa e oferecer riscos ao rebanho gaúcho.

Na última sexta-feira, com a confirmação oficial do foco pelas autoridades argentinas, o Ministério da Agricultura suspendeu as importações de carne desossada e maturada e produtos de origem animal da Argentina. Na avaliação do presidente da Farsul, Carlos Sperotto, um fator preocupante é que Santa Catarina não vacina o seu rebanho e tem trânsito livre de animais em pé e de carne com osso para o Rio Grande do Sul.

O dirigente lembra, entretanto, que a região argentina onde foi detectado o foco tem pouca movimentação de gado, o que reduz os riscos. Presente à cerimônia de abertura oficial da Expointer, na sexta-feira, o presidente do Uruguai, Jorge Batlle, defendeu uma ação conjunta dos países sul-americanos para acabar com a febre aftosa na Bolívia, responsável, segundo ele, pela disseminação da enfermidade na região.

Fonte: Correio do Povo, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.