O Rio Grande do Sul voltou a exportar carne para o Chile. O envio do primeiro lote depois da reabertura daquele mercado, no mês de julho, foi feito ontem (14) pelo Frigorífico Mercosul, de Bagé. O carregamento saiu com 22 toneladas de carne bovina.
A venda de carnes para o Chile era esperada pelas indústrias gaúchas desde maio, quando uma missão técnica oficial daquele país vistoriou os abatedouros e o sistema de vigilância sanitária do Rio Grande do Sul.
O preparo de um segundo carregamento do Frigorífico Mercosul está previsto para hoje. A remessa irá atender a uma encomenda de 176 toneladas para dois clientes chilenos. A empresa começou a atender o mercado do Chile em 1999, chegando a mandar 400 toneladas mensais de cortes àquele país. Os negócios, no entanto, foram interrompidos em maio do ano passado, devido ao registro de focos de febre aftosa em municípios do Estado.
A suspensão das importações de carne pelo Chile atingiu todas as indústrias frigoríficas gaúchas e provocou prejuízos. A estimativa do diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Rio Grande do Sul (Sicadergs), Zilmar Moussalle, é que as perdas do setor chegaram a US$ 2 milhões nesse período, com a suspensão da venda de, pelo menos, 800 toneladas mensais aos chilenos.
De acordo com o diretor do Mercosul, Mauro Pilz, as exportações para aquele mercado já chegaram a representar 62,5% das vendas externas da empresa de Bagé. Agora, o dirigente está mais otimista e acredita na possibilidade de reconquistar a totalidade do mercado do país andino. “O Chile pode representar, dentro de poucos meses, um aumento de US$ 600 mil por mês no nosso volume de negócios”, diz.
As renegociações com o mercado chileno ocorreram em maio deste ano, durante a Expocarne, feira que ocorre naquele País. As novas exportações seguirão um cronograma de abastecimento semanal. O Frigorífico Mercosul fornecerá partes dianteiras e traseiras de bovinos, resfriadas e embaladas a vácuo.
Fonte: Zero Hora/RS (por Daniel Silveira), adaptado por Equipe BeefPoint