Hoje, o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, irá solicitar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o envio ao Comitê Científico e Veterinário da União Européia (UE) de todas informações pendentes a respeito dos focos de febre aftosa verificados recentemente em Mato Grosso do Sul. Inclusive que o estado está livre de focos da doença com vacinação.
Segundo o secretário de Agricultura do Estado, Odacir Klein, o comitê considera insuficientes as explicações a respeito dos focos de aftosa em Mato Grosso do Sul e estaria cogitando penalizar o Brasil com relação às exportações para a União Européia enquanto a situação não fique definitivamente esclarecida.
Rigotto defende que o Mapa preste rapidamente ao comitê as informações que ainda faltam sobre os focos de aftosa. “O Rio Grande do Sul não pode aceitar, de forma nenhuma, que uma penalização venha a atingir também o nosso estado, pois somos livres de febre aftosa com vacinação e estamos distantes dos focos”, defendeu.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint