Reunião entre o governador do RS, Germano Rigotto, e o secretário da Agricultura, Odacir Klein, deverá indicar uma posição oficial sobre o trânsito de produtos e subprodutos de outros estados dentro de território gaúcho.
Ontem, em reunião na Secretaria de Agricultura, técnicos e dirigentes de entidades avaliaram as propostas. Uma lista com as recomendações do DPA foi entregue a Klein. O Mapa/RS não foi convocado.
Uma das hipóteses para liberar o ingresso de carne desossada e maturada seria a utilização de corredores sanitários existentes em SC, desde que para fins de industrialização. Quem afirma é o diretor-executivo do Sicadergs, Zilmar Moussalle. “O caminhão vai adentrar lacrado em SC e toda mercadoria que tiver algum risco vai ser monitorada desde a hora em que cruza a divisa até o destino”.
De acordo com tal proposta, não estaria autorizado o trânsito de produtos oriundos de MS, PR e de três municípios paulistas. Klein disse que qualquer afirmação com relação ao tema é mera especulação e que a posição oficial será anunciada pelo governador.
Na sexta-feira, a SAA já havia anunciado a flexibilização da entrada de iogurte, leite UHT e manteiga industrializada, além do couro tipo wet blue e o couro salgado, mediante algumas condições. Para o diretor executivo do Sindilat, Clóvis Roessler, a medida tem pouca influência sobre a cadeia leiteira.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint