Mercado Físico da Vaca – 25/01/11
25 de janeiro de 2011
Mercados Futuros – 26/01/11
27 de janeiro de 2011

RS: seca tem forte impacto no mercado do boi

A falta de chuva no Rio Grande do Sul reduziu o rebanho bovino e o impacto já está sendo sentido nos frigoríficos, informou o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do estado (Sicadergs). Segundo o presidente do sindicato, Ronei Lauxen, o preço do boi aumentou 5% neste começo de ano.

A falta de chuva no Rio Grande do Sul reduziu o rebanho bovino e o impacto já está sendo sentido nos frigoríficos, informou o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do estado (Sicadergs).

Segundo o presidente do sindicato, Ronei Lauxen, o preço do boi aumentou 5% neste começo de ano. “Nos últimos sete meses, o movimento considerado normal de abate girava em torno de 130 mil a 150 mil cabeças mensalmente, neste mês está diferente por causa da seca. Não há risco de o produto faltar, mais o valor pode vir embutido nos preços dos supermercados”, disse Lauxen.

De acordo com a Associação e Sindicato Rural de Bagé, o fato de a seca ter começado ainda na primavera, provocou um atraso no ciclo natural das pastagens e isso refletiu no desenvolvimento dos animais, que tiveram falta de alimento.

A Defesa Civil do estado informou que as cidades mais atingidas são de áreas rurais, que sofrem com a falta de água e alimentos. Elas recebem o apoio do governo do estado, com a entrega de cestas básicas e caminhões de água. Treze municípios decretaram situação de emergência.

As informações são da Agência Brasil, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Roberto Andrade Grecellé disse:

    querendo somar, sugiro leitura do meu post “negócios em tempos de seca”. publiquei semana passada.