Com a missão de negociar ingresso de gado em pé oriundo do Rio Grande do Sul no Uruguai, o secretário da Agricultura e Abastecimento, Odacir Klein, viajou ontem para Montevidéu, no Uruguai, onde participa da 100a Exposição Internacional de Pecuária. “Como o Uruguai é grande exportador de carne, tem necessidade de importar o produto para prover o mercado interno”, justifica o secretário.
Atualmente o país vizinho rejeita a carne do gado brasileiro porque não pode comercializá-la internacionalmente, embora ambos tenham o mesmo status sanitário. Os frigoríficos do Prata recebem apenas carne nacional.
Durante o segundo Fórum Mercosul da Carne, ocorrido na 28a Expointer, Klein criticou a posição do governo uruguaio. “Ou somos integrantes de ações comuns, ou somos concorrentes”, questiona. Para ele, Brasil e Uruguai devem procurar soluções conjuntas, como nos casos de genética e do aumento de produtividade. “O Mercosul não pode ser apenas uma área de livre comércio, onde uns vendem para outros, mas deve ser um conjunto de países unidos em busca de novos mercados”, ponderou.
Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint