MS: Dourados tem leilão de Brangus em agosto
27 de junho de 2003
Produtor agiliza processo de rastreamento do rebanho
1 de julho de 2003

RS termina segunda fase da campanha antiaftosa

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) do RS conclui hoje a segunda etapa da vacinação contra febre aftosa. A campanha começou em 15 de maio e a imunização abrangerá 2,4 milhões de terneiros do rebanho gaúcho.

De acordo com o chefe do Serviço de Combate à Febre Aftosa (Secofa) da SAA, Antônio Ferreira Netto, a aplicação da dose de reforço incluirá entre 90% e 92% do total de animais que receberam a primeira medicação, em janeiro ou fevereiro deste ano.

No Estado, a maior dificuldade no combate à febre aftosa é a fronteira extensa, de aproximadamente 680 quilômetros com a Argentina, à beira do rio Uruguai, e de 800 quilômetros com o Uruguai, com 47% dessa divisa banhada pelos rios Quaraí e Jaguarão.

Nos limites do território gaúcho, além de pontos fiscalizados e postos fixos, existem outros 107 locais que representam possibilidade de ingresso de produtos de alto e médio risco, dos quais 60 localizam-se na linha divisória com a Argentina e 47 com o Uruguai.

Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.