Nelson Novaes assume Chefia da Embrapa Pecuária Sudeste
23 de março de 2006
Chegou a hora da multidisciplinaridade no agronegócio
27 de março de 2006

RS: testes para conter avanço da tuberculose

As secretarias da Agricultura de Venâncio Aires e do Estado deverão começar, em duas semanas, a aplicar testes com tuberculina em cerca de mil cabeças de gado do município para tentar conter o avanço da tuberculose bovina. A doença já foi responsável pelo abate de 120 animais desde junho passado. Até agora, foram testados apenas 350 bovinos.

Na última segunda-feira, uma reunião entre as partes definiu que a prefeitura comprará as doses da prova alérgica e o cutímetro, aparelho necessário para a realização do teste, e o Estado entrará com um profissional especializado em aplicar o produto. A aplicação será feita, no máximo, em cinco animais por propriedade. Os restantes deverão ser atendidos por outro especialista, a ser contratado pelo município.

O problema já chamava a atenção da inspetoria veterinária desde dezembro, quando foram abatidos 60 animais. Do total de bois sacrificados, mais de 15% eram de uma única propriedade.

No varejo, a dose de tuberculina custa R$ 20. A tuberculose bovina, provocada pela bactéria Micobacterium tuberculosis bovis, passa entre os bovinos pelo ar e, para humanos, pelo consumo da carne, do leite ou de derivados contaminados.

“O consumo eventual de um produto contaminado não oferece altos riscos. Mas aqueles que consomem sistematicamente leite in natura, por exemplo, devem fazer o quanto antes um teste em si e nos animais” – alertou o inspetor veterinário Vespasiano Juarez Pacheco.

Os comentários estão encerrados.