Quantos animais devo colocar nesse piquete? – parte II
5 de maio de 2006
Enipec: consultor apresenta gestão de sucesso
9 de maio de 2006

RS: unidade do Frigoclass deve iniciar obras em 2 meses

Em 60 dias a fábrica de carne pré-cozida do Frigoclass em São Gabriel/RS deve começar a ser construída. Já a construção do abatedouro depende da retirada do embargo europeu às carnes brasileiras. Uma missão européia deve vistoriar os controles da aftosa em junho ou julho, e há temor, de acordo com o diretor-geral, Sérgio Figueiredo, de que o embargo seja ampliado para todo o país.

As unidades serão construídas em uma área de 120 hectares que será doada pela prefeitura de São Gabriel. O governo estadual dará incentivos por meio do programa Fundopem-Integrar, segundo o secretário estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Luís Roberto Ponte. O programa prevê adiamento por até oito anos do início do recolhimento de 75% do ICMS (incidente apenas sobre as vendas no mercado interno). O saldo acumulado no período é pago em mais oito anos, após cinco de carência, com desconto de 56% nas parcelas devido ao baixo índice de desenvolvimento econômico da região.

A carne pré-cozida será destinada à exportação para Estados Unidos e Europa. Serão 400 toneladas por semana. A outra planta terá capacidade de abate de 1 mil animais por dia. A notícia é de Sérgio Bueno e Alda do Amaral Rocha para o jornal Valor.

Os comentários estão encerrados.