De uma população total de 5,46 milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade contabilizados no rebanho gaúcho, 4,914 milhões têm o registro de cobertura vacinal contra a febre aftosa no RS. Os dados referentes à campanha de imunização contra a doença, entre os meses de junho e julho, foram divulgados pela Secretaria da Agricultura do Estado (SAA).
“Os 10% que faltam são de proprietários que não apresentaram a comprovação da vacina e estão sendo chamados para mostrá-la”, comenta o chefe do Serviço de Erradicação e Combate à Febre Aftosa (Secofa) da SAA, Antonio Ferreira Netto. Aqueles que não cumprirem essa determinação deverão pagar uma multa de 2% sobre o valor dos animais calculado pela pauta do ICMS. “Agora, se o produtor não possui mais os terneiros, serão cobrados 20% em razão da movimentação deles sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), que é obrigatória”, informa.
A próxima etapa, para exemplares com mais de 24 meses da região Centro-Sul do estado, está marcada para o dia 1o de janeiro de 2005 e cobrirá 80% do rebanho total do RS e 20% dos criatórios. O gado localizado na outra metade do estado será imunizado em fevereiro.
A primeira fase da campanha este ano, entre 15 de janeiro e 15 de março, garantiu proteção a 95% dos 13,65 milhões de bovinos e bubalinos gaúchos. De acordo com o chefe do Secofa, a população de exemplares vacinados foi de 12,964 milhões.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint.