Panorama do mercado mundial da carne 2002 e 2003
20 de janeiro de 2003
Nafta avaliará sanidade do rebanho bovino brasileiro
22 de janeiro de 2003

RS vacina gado contra aftosa até 31 de março

O programa da primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa foi apresentado ontem (20) pela Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul a entidades do setor agropecuário. Desde o início dos trabalhos, no último dia oito, foram imunizados 2,46 milhões de bovinos e bubalinos, 18% do rebanho previsto, de 13,7 milhões de cabeças. O governo gaúcho adquiriu quatro milhões de doses. Outras 700 mil sobraram da campanha do ano passado. O custo total é de R$ 4,24 milhões.

Pequenos produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) receberão as vacinas gratuitamente e terão assistência de funcionários da secretaria para a aplicação das doses. Os demais devem se responsabilizar pela aquisição e aplicação das doses.

A Federação da Agricultura do Estado (Farsul) colocou à disposição da secretaria sua rede de 130 sindicatos. Segundo o vice-presidente da Farsul, Francisco Schardong, há diversas formas de apoio. “Alguns sindicatos têm câmaras frigoríficas que podem armazenar a vacina que o Estado vai doar aos pequenos produtores”. As doses devem ser aplicadas até 31 de março. Os 680km de fronteira do RS com a Argentina e os 800km com o Uruguai são os fatores que mais dificultam operações de combate à doença.

Fonte: Zero Hora/RS e Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.