O Rio Grande do Sul tem 86% das propriedades Eras habilitadas a exportar carne bovina para a União Européia (UE). Após a auditoria foi montada uma lista com 467 das 546 fazendas vistoriadas aptas a vender para aquele mercado.
O Rio Grande do Sul tem 86% das propriedades Eras habilitadas a exportar carne bovina para a União Européia (UE). Após a auditoria foi montada uma lista com 467 das 546 fazendas vistoriadas aptas a vender para aquele mercado, segundo o responsável pelo Sisbov no Mapa/RS, Roberto Schroeder. Hoje, o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Inácio Kroetz, deve apresentar, em Bruxelas, o levantamento nacional, realizado em 6.846 fazendas. “Discutiremos como os estados que têm número muito grande de propriedades darão seqüência às vistorias”, esclareceu.
Conforme Schroeder, as fazendas que ficaram fora da lista tinham vistorias das certificadoras vencidas, livros de registros não preenchidos ou problemas na comunicação de movimentação de animais. Os processos serão revistos à medida em que as distorções forem corrigidas. “As propriedades novas, certificadas em janeiro, só entrarão na listagem a partir de abril, depois da noventena”, ressaltou. As informações são do jornal Correio do Povo.