A Rússia abateu todos os animais da vila de Busse, na região de Amur, após um surto de febre aftosa. Um total de 236 bovinos foram abatidos, segundo informações oficiais do Ministério de Emergências da Rússia. Um total de 600 quilos de napalm foi enviado à Busse para incinerar as carcaças dos animais.
O surto foi causado pelo vírus Ásia 1. Depois disso, 20 mil doses de vacina polivalente foram enviadas à região de Amur.
“A Rússia nunca tinha tido este tipo de vírus até agora. Ele penetrou no país pela China. Este é um vírus totalmente novo e os bovinos locais ainda não estão adaptados”, disse o chefe do Departamento Agro-Industrial da administração de Amur, Aleksandr Nesterenko.
De acordo com informações oficiais da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE), dois bovinos apresentaram sintomas clínicos da doença, que foi posteriormente confirmada por testes laboratoriais (teste de fixação do complemento, ELISA e PCR). As medidas de controle tomadas foram: sacrifício sanitário, quarentena, controle do movimento dentro do país, zonificação e vacinação.
A população de animais da vila afetada inclui um total de aproximadamente 120 bovinos, 25 pequenos ruminantes e 20 suínos. A vila está situada a 300 metros da fronteira com a China.
Fonte: MosNews e Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE), adaptado por Equipe BeefPoint