A Rússia promete reduzir em 200 mil toneladas as importações de carne suína em 2009. A redução no setor de frango é ainda maior, e atingirá 300 mil toneladas. Para Pedro de Camargo Neto, da Abipecs, Os russos problemas internos que favorecem o Brasil no setor de carnes. "Vão conseguir produzir esse volume de carne e a que custo"?
A Rússia promete reduzir em 200 mil toneladas as importações de carne suína em 2009. A redução no setor de frango é ainda maior, e atingirá 300 mil toneladas. As informações foram dadas pelo ministro da Agricultura, Alexei Gordeyev, que estará no Brasil nesta semana.
Pedro de Camargo Neto, da Abipecs, diz que é sempre difícil entender a política russa nesse setor de carnes, mas que os brasileiros têm alguns fatores a favor neste momento. Um deles é o pedido de aprovação do Brasil para a entrada da Rússia na OMC (Organização Mundial do Comércio).
Camargo Neto diz que este é um bom momento para o Brasil tentar o fim da discriminação russa com a carne brasileira. Segundo ele, EUA, Canadá e até o Paraguai têm cotas de exportações, enquanto o Brasil é classificado com “outros”.
Os russos têm, ainda, dois problemas internos que favorecem o Brasil no setor de carnes. “Vão conseguir produzir esse volume de carne e a que custo”?, pergunta Camargo Neto. A inflação está em alta por lá e os consumidores russos se acostumaram ao produto brasileiro, que é “bom e barato”.
As informações são da Folha de S.Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.