O serviço russo de inspeção sanitária vegetal e animal, Rosselkhoznadzor, ameaçou não permitir as importações de carnes procedentes de países da União Européia (UE) que até a data de 31 de março não tenham apresentado um plano de controle de resíduos de substâncias proibidas e perigosas.
O serviço russo de inspeção sanitária vegetal e animal, Rosselkhoznadzor, ameaçou não permitir as importações de carnes procedentes de países da União Européia (UE) que até a data de 31 de março não tenham apresentado um plano de controle de resíduos de substâncias proibidas e perigosas, informou reportagem do site Agrodigital. Segundo as autoridades russas, esta decisão foi tomada com base no fato de que durante 2007 a Rússia recebeu lotes de produtos de origem animal procedentes da UE que não cumpriam com os padrões de higiene russos.
No final do ano passado, a Rússia voltou a ameaçar a proibição das importações de carnes da UE a partir de primeiro de janeiro deste ano como conseqüência da adesão da Romênia e da Bulgária ao bloco europeu nesta data. As autoridades russas alegavam suspeitas de falta de controle de pontos críticos. Além disso, a Rússia mantém fechado seu mercado às exportações da Polônia, alegando, da mesma forma, problemas sanitários.