O governo da Rússia deverá re-avaliar o sistema de distribuição de cotas de importação de carnes – bovina, suína e de aves -, informou o porta-voz do Ministério do Comércio e Desenvolvimento Econômico russo, Konstantin Bogdanov, na quarta-feira.
Bogdanov disse que os oficiais do Ministério da Agricultura do país chegaram a um acordo sobre o assunto na terça-feira com as principais firmas exportadoras de carnes do país. “Eles (processadores) nos mandarão no futuro próximo uma carta oficial com propostas concretas, e nós pensaremos se estas modificações são possíveis ou necessárias”.
Na segunda-feira, as principais firmas exportadoras de carnes da Rússia enviaram uma carta ao presidente do país, Vladimir Putin, pedindo por maiores cotas anuais de importação de carnes. Eles disseram que o atual sistema poderia fazer com que a maioria das cotas de 2003 fosse para intermediários.
As firmas também propuseram um aumento nas tarifas de importação de produtos derivados de carnes bovina e suína para evitar carregamentos excessivos. Na quarta-feira, a Associação de Fornecedores de Carnes (Association Meat Suppliers – AMS), unindo os importadores de carnes da cidade de St Petersburg, publicou uma carta aberta ao governo se opondo às mudanças no sistema.
“Os apelos para outorgar cotas exclusivamente às firmas processadoras pode ser caracterizado como questionável na base da economia de mercado, como violação dos princípios de livre competição e como uma tentativa de monopolizar o mercado”, informou a carta da AMS.
O governo da Rússia restringiu as importações de carnes de aves, bovina e suína neste ano pela determinação de cotas, dizendo que queria estimular a produção doméstica. Alguns analistas disseram que esta medida também foi designada como uma retaliação contra as novas cotas de importação de grãos da União Européia (UE), que limitam as exportações russas.
No mês passado, a UE criticou fortemente a Rússia por tomar medidas que coloquem em risco as exportações do bloco sem consulta prévia.
Fonte: Reuters, adaptado por Equipe BeefPoint